DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
De acordo com os estudos realizados, para a inclusão escolar do estudante com cegueira, é fundamental a estimulação, a utilização dos recursos tecnológicos (TICs) e do Braille nas adequações e proposições das atividades por se tratar de recursos fundamentais para que esse estudante tenha acesso ao conhecimento.
Sobre esses recursos, assinale a opção CORRETA:
As pessoas com cegueira cegas utilizam o Sistema Braille na comunicação escrita e visual.
O sistema é composto por 6 (seis) pontos em relevo distribuídos de forma aleatória na cela Braille, sendo possível formar 63 combinações ou símbolos Braille.
É importante que todo o conteúdo a ser trabalhado na turma seja devidamente adequado pelo professor, com auxílio do professor do AEE e do coordenador pedagógico com antecedência para que o estudante tenha o acesso em tempo hábil.
A criança com cegueira apresenta o mesmo desenvolvimento das possibilidades de comunicação e interação de uma criança que enxerga.
As atividades precisam contar com imagens ampliadas e os conteúdos da aula devem ser gravados previamente e com autorização do professor.
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, o público da Educação Especial, são aqueles:
Estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
Estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
Estudantes com deficiências, estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
Estudantes com deficiências, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
Estudantes com deficiências, estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
Conforme apresentado no capítulo em estudo, o Transtorno do Espectro Autista é definido pelo Ministério da Educação e classificado pela organização Mundial da Saúde como, EXCETO:
Um transtorno do desenvolvimento caracterizado, de maneira geral, por dificuldades nas áreas de comunicação e interação.
Uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo.
Um transtorno mental caracterizado por padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades.
Um transtorno do desenvolvimento caracterizado por padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades.
Um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos.
As inteligências conceituais, práticas e sociais influenciam o desenvolvimento das habilidades adaptativas de que trata a conceituação de Deficiência Intelectual proposta pela AAMR (2006) e referem-se ao “conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas adquiridas pela pessoa para corresponder às demandas da vida cotidiana.” (LCKASSON et al., 2002, p. 14). A definição CORRETA destas habilidades pode ser encontrada em:
I - Habilidades conceituais são relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. Habilidades sociais são relacionadas à competência social. Habilidades práticas são relacionadas ao exercício da autonomia.
II – A autoestima e a observância de regras, normas e leis são exemplos de habilidades conceituais. As habilidades interpessoais se referem a habilidades sociais.
III –. A linguagem, a leitura e escrita são exemplos de habilidades conceituais. A responsabilidade e autoestima são exemplos de habilidades sociais. Deslocar-se de maneira independente, utilizar meios de transporte, tomar medicação e manejar dinheiro são exemplos de habilidades práticas.
IV – O exercício da autonomia se relaciona às habilidades sociais. A linguagem, a leitura e escrita são exemplos de habilidades conceituais. A realização das atividades de vida diária está relacionada às habilidades práticas
V - As habilidades conceituais são relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. As atividades ocupacionais, laborativas e relativas a emprego e trabalho estão relacionadas às habilidades práticas.
Marque a sequência correta:
I,II, III, IV e V
I, II e V apenas
I, II, III e V apenas
III e IV apenas
I, III e V apenas
Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.
B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.
C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.
D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.
E - Essa concepção tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
A, B, C, D e E
A, C, e D apenas
B, C e D apenas
A, B e C apenas
B, D e E apenas
A inclusão escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental por a escola ser espaço de relações sociais promotores do fortalecimento das habilidades comportamentais, possibilitando o relacionamento com diferentes pessoas, promovendo a internalização de regras sociais em uma organização que prioriza a mediação como ação fundamental. Para planejar metodologias e práticas educativas que contribuam com o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos estudantes com TEA, é preciso:
I - Considerar as características relacionadas ao transtorno do espectro autista, em toda e qualquer intervenção e/ou mediação, uma vez que estas podem acometer o estudante em maior ou menor grau dependendo de suas características individuais.
II - Propor a organização da rotina diária, contemplando todas as situações e compromissos que envolvem aquele dia ou aquela semana, com uso de recursos como: imagens, gravuras, desenhos para representar a agenda.
III - Conhecer e compreender algumas das características e comportamentos do estudante e ter em mente que estes podem estar ou não presentes a depender do caso e podem também variar em intensidade.
IV - Considerar as características individuais do estudante e a condição do quadro de TEA, ou seja, conhecer as características, as habilidades, os ritmos e os tempos de aprendizagem do estudante.
V - Observar suas habilidades e as dificuldades relacionadas ao comportamento, interação social e comunicação.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
III, IV e V apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, e V apenas
I, II, III, IV e V
II, III, IV e V apenas
Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e os serviços da Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva é CORRETO afirmar que:
I – A PNEE (2008) foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada estudante tenha possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, por meio de práticas educacionais organizadas, considerando todos e cada um.
II - A PNEE (2008) compreende a necessidade de uma ressignificação da dinâmica pedagógica, dos processos de ensino e aprendizado, dos currículos, das expectativas de aprendizagem, enfim, das dimensões que interferem direta ou indiretamente nos resultados educativos.
III – A PNEE (2008) define como público da Educação Especial os estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
IV – A inclusão escolar para o público da Educação Especial requer a oferta de recursos e estratégias que garantam o acesso ao conhecimento por meio de adequações de atividades, flexibilização de tempo, flexibilização curricular.
V - A inclusão escolar visa garantir os princípios da igualdade, equidade, autonomia, independência, equiparação de oportunidades, com o comprometimento de todos em atitude de parceria e colaboração em prol de garantir os direitos fundamentais de todos e de cada um.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, IV, V
III, IV, V
I, II,III, IV, V
I, III, IV, V
I, III, V
Howard Gardner (1995) defende que as aptidões intelectuais são relativamente independentes e dispõem de processos cognitivos próprios. O autor defende ainda que embora elas sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam de forma isolada. Durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, ele identificou oito tipos de inteligências, na denominada teoria das Inteligências Múltiplas. São elas:
Marque a ÚNICA alternativa que contempla todos os 08 tipos de inteligências propostos por Howard Gardner (1995):
Inteligência linguista, Inteligência matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalista, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógica, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência sensorial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
As dificuldades geradas pela falta ou inadequação das informações comunicacionais nos ambientes, sejam elas visuais (Braille, Libras, rotina, legendas, sinalizações, pranchas de comunicação, mapas e outras.); lumínicos e/ou auditivos (sinal da escola com apoio luminoso, baixo ou alto contraste, cores com fundos diferenciados, audiodescrição e outras.), referem-se a que tipo de barreiras o contexto educacional?
Marque a única alternativa correta:
Barreiras sociais e procedimentais.
Barreiras atitudinais.
Barreiras físicas e arquitetônicas.
Barreiras culturais e individuais.
Barreiras comunicacionais.
Sobre o Desenho Universal, é correto afirmar:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Desenho Universal é um conceito que tem como objetivo definir projetos de produtos e ambientes que contemplem toda a diversidade humana.
( ) O conceito de Desenho Universal considera desde as crianças, adultos altos e baixos, anões, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
( ) O conceito de Desenho Universal desenvolveu-se entre os profissionais dos EUA, com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.
( ) O Desenho Universal é direcionado para todas as pessoas. Seu objetivo é criar produtos acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais, idade ou habilidades.
( ) A meta é que qualquer ambiente ou produto possa ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou sua mobilidade, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos.
Marque a sequência correta:
As pessoas com cegueira cegas utilizam o Sistema Braille na comunicação escrita e visual.
O sistema é composto por 6 (seis) pontos em relevo distribuídos de forma aleatória na cela Braille, sendo possível formar 63 combinações ou símbolos Braille.
É importante que todo o conteúdo a ser trabalhado na turma seja devidamente adequado pelo professor, com auxílio do professor do AEE e do coordenador pedagógico com antecedência para que o estudante tenha o acesso em tempo hábil.
A criança com cegueira apresenta o mesmo desenvolvimento das possibilidades de comunicação e interação de uma criança que enxerga.
As atividades precisam contar com imagens ampliadas e os conteúdos da aula devem ser gravados previamente e com autorização do professor.
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, o público da Educação Especial, são aqueles:
Estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
Estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
Estudantes com deficiências, estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
Estudantes com deficiências, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
Estudantes com deficiências, estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
Conforme apresentado no capítulo em estudo, o Transtorno do Espectro Autista é definido pelo Ministério da Educação e classificado pela organização Mundial da Saúde como, EXCETO:
Um transtorno do desenvolvimento caracterizado, de maneira geral, por dificuldades nas áreas de comunicação e interação.
Uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo.
Um transtorno mental caracterizado por padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades.
Um transtorno do desenvolvimento caracterizado por padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades.
Um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos.
As inteligências conceituais, práticas e sociais influenciam o desenvolvimento das habilidades adaptativas de que trata a conceituação de Deficiência Intelectual proposta pela AAMR (2006) e referem-se ao “conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas adquiridas pela pessoa para corresponder às demandas da vida cotidiana.” (LCKASSON et al., 2002, p. 14). A definição CORRETA destas habilidades pode ser encontrada em:
I - Habilidades conceituais são relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. Habilidades sociais são relacionadas à competência social. Habilidades práticas são relacionadas ao exercício da autonomia.
II – A autoestima e a observância de regras, normas e leis são exemplos de habilidades conceituais. As habilidades interpessoais se referem a habilidades sociais.
III –. A linguagem, a leitura e escrita são exemplos de habilidades conceituais. A responsabilidade e autoestima são exemplos de habilidades sociais. Deslocar-se de maneira independente, utilizar meios de transporte, tomar medicação e manejar dinheiro são exemplos de habilidades práticas.
IV – O exercício da autonomia se relaciona às habilidades sociais. A linguagem, a leitura e escrita são exemplos de habilidades conceituais. A realização das atividades de vida diária está relacionada às habilidades práticas
V - As habilidades conceituais são relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. As atividades ocupacionais, laborativas e relativas a emprego e trabalho estão relacionadas às habilidades práticas.
Marque a sequência correta:
I,II, III, IV e V
I, II e V apenas
I, II, III e V apenas
III e IV apenas
I, III e V apenas
Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.
B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.
C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.
D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.
E - Essa concepção tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
A, B, C, D e E
A, C, e D apenas
B, C e D apenas
A, B e C apenas
B, D e E apenas
A inclusão escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental por a escola ser espaço de relações sociais promotores do fortalecimento das habilidades comportamentais, possibilitando o relacionamento com diferentes pessoas, promovendo a internalização de regras sociais em uma organização que prioriza a mediação como ação fundamental. Para planejar metodologias e práticas educativas que contribuam com o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos estudantes com TEA, é preciso:
I - Considerar as características relacionadas ao transtorno do espectro autista, em toda e qualquer intervenção e/ou mediação, uma vez que estas podem acometer o estudante em maior ou menor grau dependendo de suas características individuais.
II - Propor a organização da rotina diária, contemplando todas as situações e compromissos que envolvem aquele dia ou aquela semana, com uso de recursos como: imagens, gravuras, desenhos para representar a agenda.
III - Conhecer e compreender algumas das características e comportamentos do estudante e ter em mente que estes podem estar ou não presentes a depender do caso e podem também variar em intensidade.
IV - Considerar as características individuais do estudante e a condição do quadro de TEA, ou seja, conhecer as características, as habilidades, os ritmos e os tempos de aprendizagem do estudante.
V - Observar suas habilidades e as dificuldades relacionadas ao comportamento, interação social e comunicação.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
III, IV e V apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, e V apenas
I, II, III, IV e V
II, III, IV e V apenas
Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e os serviços da Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva é CORRETO afirmar que:
I – A PNEE (2008) foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada estudante tenha possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, por meio de práticas educacionais organizadas, considerando todos e cada um.
II - A PNEE (2008) compreende a necessidade de uma ressignificação da dinâmica pedagógica, dos processos de ensino e aprendizado, dos currículos, das expectativas de aprendizagem, enfim, das dimensões que interferem direta ou indiretamente nos resultados educativos.
III – A PNEE (2008) define como público da Educação Especial os estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
IV – A inclusão escolar para o público da Educação Especial requer a oferta de recursos e estratégias que garantam o acesso ao conhecimento por meio de adequações de atividades, flexibilização de tempo, flexibilização curricular.
V - A inclusão escolar visa garantir os princípios da igualdade, equidade, autonomia, independência, equiparação de oportunidades, com o comprometimento de todos em atitude de parceria e colaboração em prol de garantir os direitos fundamentais de todos e de cada um.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, IV, V
III, IV, V
I, II,III, IV, V
I, III, IV, V
I, III, V
Howard Gardner (1995) defende que as aptidões intelectuais são relativamente independentes e dispõem de processos cognitivos próprios. O autor defende ainda que embora elas sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam de forma isolada. Durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, ele identificou oito tipos de inteligências, na denominada teoria das Inteligências Múltiplas. São elas:
Marque a ÚNICA alternativa que contempla todos os 08 tipos de inteligências propostos por Howard Gardner (1995):
Inteligência linguista, Inteligência matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalista, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógica, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência sensorial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
As dificuldades geradas pela falta ou inadequação das informações comunicacionais nos ambientes, sejam elas visuais (Braille, Libras, rotina, legendas, sinalizações, pranchas de comunicação, mapas e outras.); lumínicos e/ou auditivos (sinal da escola com apoio luminoso, baixo ou alto contraste, cores com fundos diferenciados, audiodescrição e outras.), referem-se a que tipo de barreiras o contexto educacional?
Marque a única alternativa correta:
Barreiras sociais e procedimentais.
Barreiras atitudinais.
Barreiras físicas e arquitetônicas.
Barreiras culturais e individuais.
Barreiras comunicacionais.
Sobre o Desenho Universal, é correto afirmar:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Desenho Universal é um conceito que tem como objetivo definir projetos de produtos e ambientes que contemplem toda a diversidade humana.
( ) O conceito de Desenho Universal considera desde as crianças, adultos altos e baixos, anões, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
( ) O conceito de Desenho Universal desenvolveu-se entre os profissionais dos EUA, com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.
( ) O Desenho Universal é direcionado para todas as pessoas. Seu objetivo é criar produtos acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais, idade ou habilidades.
( ) A meta é que qualquer ambiente ou produto possa ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou sua mobilidade, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos.
Marque a sequência correta:
Estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
Estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
Estudantes com deficiências, estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
Estudantes com deficiências, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
Estudantes com deficiências, estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
Conforme apresentado no capítulo em estudo, o Transtorno do Espectro Autista é definido pelo Ministério da Educação e classificado pela organização Mundial da Saúde como, EXCETO:
Um transtorno do desenvolvimento caracterizado, de maneira geral, por dificuldades nas áreas de comunicação e interação.
Uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo.
Um transtorno mental caracterizado por padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades.
Um transtorno do desenvolvimento caracterizado por padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades.
Um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos.
As inteligências conceituais, práticas e sociais influenciam o desenvolvimento das habilidades adaptativas de que trata a conceituação de Deficiência Intelectual proposta pela AAMR (2006) e referem-se ao “conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas adquiridas pela pessoa para corresponder às demandas da vida cotidiana.” (LCKASSON et al., 2002, p. 14). A definição CORRETA destas habilidades pode ser encontrada em:
I - Habilidades conceituais são relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. Habilidades sociais são relacionadas à competência social. Habilidades práticas são relacionadas ao exercício da autonomia.
II – A autoestima e a observância de regras, normas e leis são exemplos de habilidades conceituais. As habilidades interpessoais se referem a habilidades sociais.
III –. A linguagem, a leitura e escrita são exemplos de habilidades conceituais. A responsabilidade e autoestima são exemplos de habilidades sociais. Deslocar-se de maneira independente, utilizar meios de transporte, tomar medicação e manejar dinheiro são exemplos de habilidades práticas.
IV – O exercício da autonomia se relaciona às habilidades sociais. A linguagem, a leitura e escrita são exemplos de habilidades conceituais. A realização das atividades de vida diária está relacionada às habilidades práticas
V - As habilidades conceituais são relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. As atividades ocupacionais, laborativas e relativas a emprego e trabalho estão relacionadas às habilidades práticas.
Marque a sequência correta:
I,II, III, IV e V
I, II e V apenas
I, II, III e V apenas
III e IV apenas
I, III e V apenas
Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.
B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.
C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.
D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.
E - Essa concepção tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
A, B, C, D e E
A, C, e D apenas
B, C e D apenas
A, B e C apenas
B, D e E apenas
A inclusão escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental por a escola ser espaço de relações sociais promotores do fortalecimento das habilidades comportamentais, possibilitando o relacionamento com diferentes pessoas, promovendo a internalização de regras sociais em uma organização que prioriza a mediação como ação fundamental. Para planejar metodologias e práticas educativas que contribuam com o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos estudantes com TEA, é preciso:
I - Considerar as características relacionadas ao transtorno do espectro autista, em toda e qualquer intervenção e/ou mediação, uma vez que estas podem acometer o estudante em maior ou menor grau dependendo de suas características individuais.
II - Propor a organização da rotina diária, contemplando todas as situações e compromissos que envolvem aquele dia ou aquela semana, com uso de recursos como: imagens, gravuras, desenhos para representar a agenda.
III - Conhecer e compreender algumas das características e comportamentos do estudante e ter em mente que estes podem estar ou não presentes a depender do caso e podem também variar em intensidade.
IV - Considerar as características individuais do estudante e a condição do quadro de TEA, ou seja, conhecer as características, as habilidades, os ritmos e os tempos de aprendizagem do estudante.
V - Observar suas habilidades e as dificuldades relacionadas ao comportamento, interação social e comunicação.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
III, IV e V apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, e V apenas
I, II, III, IV e V
II, III, IV e V apenas
Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e os serviços da Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva é CORRETO afirmar que:
I – A PNEE (2008) foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada estudante tenha possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, por meio de práticas educacionais organizadas, considerando todos e cada um.
II - A PNEE (2008) compreende a necessidade de uma ressignificação da dinâmica pedagógica, dos processos de ensino e aprendizado, dos currículos, das expectativas de aprendizagem, enfim, das dimensões que interferem direta ou indiretamente nos resultados educativos.
III – A PNEE (2008) define como público da Educação Especial os estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
IV – A inclusão escolar para o público da Educação Especial requer a oferta de recursos e estratégias que garantam o acesso ao conhecimento por meio de adequações de atividades, flexibilização de tempo, flexibilização curricular.
V - A inclusão escolar visa garantir os princípios da igualdade, equidade, autonomia, independência, equiparação de oportunidades, com o comprometimento de todos em atitude de parceria e colaboração em prol de garantir os direitos fundamentais de todos e de cada um.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, IV, V
III, IV, V
I, II,III, IV, V
I, III, IV, V
I, III, V
Howard Gardner (1995) defende que as aptidões intelectuais são relativamente independentes e dispõem de processos cognitivos próprios. O autor defende ainda que embora elas sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam de forma isolada. Durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, ele identificou oito tipos de inteligências, na denominada teoria das Inteligências Múltiplas. São elas:
Marque a ÚNICA alternativa que contempla todos os 08 tipos de inteligências propostos por Howard Gardner (1995):
Inteligência linguista, Inteligência matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalista, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógica, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência sensorial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
As dificuldades geradas pela falta ou inadequação das informações comunicacionais nos ambientes, sejam elas visuais (Braille, Libras, rotina, legendas, sinalizações, pranchas de comunicação, mapas e outras.); lumínicos e/ou auditivos (sinal da escola com apoio luminoso, baixo ou alto contraste, cores com fundos diferenciados, audiodescrição e outras.), referem-se a que tipo de barreiras o contexto educacional?
Marque a única alternativa correta:
Barreiras sociais e procedimentais.
Barreiras atitudinais.
Barreiras físicas e arquitetônicas.
Barreiras culturais e individuais.
Barreiras comunicacionais.
Sobre o Desenho Universal, é correto afirmar:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Desenho Universal é um conceito que tem como objetivo definir projetos de produtos e ambientes que contemplem toda a diversidade humana.
( ) O conceito de Desenho Universal considera desde as crianças, adultos altos e baixos, anões, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
( ) O conceito de Desenho Universal desenvolveu-se entre os profissionais dos EUA, com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.
( ) O Desenho Universal é direcionado para todas as pessoas. Seu objetivo é criar produtos acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais, idade ou habilidades.
( ) A meta é que qualquer ambiente ou produto possa ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou sua mobilidade, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos.
Marque a sequência correta:
Um transtorno do desenvolvimento caracterizado, de maneira geral, por dificuldades nas áreas de comunicação e interação.
Uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo.
Um transtorno mental caracterizado por padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades.
Um transtorno do desenvolvimento caracterizado por padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades.
Um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos.
As inteligências conceituais, práticas e sociais influenciam o desenvolvimento das habilidades adaptativas de que trata a conceituação de Deficiência Intelectual proposta pela AAMR (2006) e referem-se ao “conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas adquiridas pela pessoa para corresponder às demandas da vida cotidiana.” (LCKASSON et al., 2002, p. 14). A definição CORRETA destas habilidades pode ser encontrada em:
I - Habilidades conceituais são relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. Habilidades sociais são relacionadas à competência social. Habilidades práticas são relacionadas ao exercício da autonomia.
II – A autoestima e a observância de regras, normas e leis são exemplos de habilidades conceituais. As habilidades interpessoais se referem a habilidades sociais.
III –. A linguagem, a leitura e escrita são exemplos de habilidades conceituais. A responsabilidade e autoestima são exemplos de habilidades sociais. Deslocar-se de maneira independente, utilizar meios de transporte, tomar medicação e manejar dinheiro são exemplos de habilidades práticas.
IV – O exercício da autonomia se relaciona às habilidades sociais. A linguagem, a leitura e escrita são exemplos de habilidades conceituais. A realização das atividades de vida diária está relacionada às habilidades práticas
V - As habilidades conceituais são relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. As atividades ocupacionais, laborativas e relativas a emprego e trabalho estão relacionadas às habilidades práticas.
Marque a sequência correta:
I,II, III, IV e V
I, II e V apenas
I, II, III e V apenas
III e IV apenas
I, III e V apenas
Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.
B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.
C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.
D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.
E - Essa concepção tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
A, B, C, D e E
A, C, e D apenas
B, C e D apenas
A, B e C apenas
B, D e E apenas
A inclusão escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental por a escola ser espaço de relações sociais promotores do fortalecimento das habilidades comportamentais, possibilitando o relacionamento com diferentes pessoas, promovendo a internalização de regras sociais em uma organização que prioriza a mediação como ação fundamental. Para planejar metodologias e práticas educativas que contribuam com o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos estudantes com TEA, é preciso:
I - Considerar as características relacionadas ao transtorno do espectro autista, em toda e qualquer intervenção e/ou mediação, uma vez que estas podem acometer o estudante em maior ou menor grau dependendo de suas características individuais.
II - Propor a organização da rotina diária, contemplando todas as situações e compromissos que envolvem aquele dia ou aquela semana, com uso de recursos como: imagens, gravuras, desenhos para representar a agenda.
III - Conhecer e compreender algumas das características e comportamentos do estudante e ter em mente que estes podem estar ou não presentes a depender do caso e podem também variar em intensidade.
IV - Considerar as características individuais do estudante e a condição do quadro de TEA, ou seja, conhecer as características, as habilidades, os ritmos e os tempos de aprendizagem do estudante.
V - Observar suas habilidades e as dificuldades relacionadas ao comportamento, interação social e comunicação.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
III, IV e V apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, e V apenas
I, II, III, IV e V
II, III, IV e V apenas
Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e os serviços da Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva é CORRETO afirmar que:
I – A PNEE (2008) foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada estudante tenha possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, por meio de práticas educacionais organizadas, considerando todos e cada um.
II - A PNEE (2008) compreende a necessidade de uma ressignificação da dinâmica pedagógica, dos processos de ensino e aprendizado, dos currículos, das expectativas de aprendizagem, enfim, das dimensões que interferem direta ou indiretamente nos resultados educativos.
III – A PNEE (2008) define como público da Educação Especial os estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
IV – A inclusão escolar para o público da Educação Especial requer a oferta de recursos e estratégias que garantam o acesso ao conhecimento por meio de adequações de atividades, flexibilização de tempo, flexibilização curricular.
V - A inclusão escolar visa garantir os princípios da igualdade, equidade, autonomia, independência, equiparação de oportunidades, com o comprometimento de todos em atitude de parceria e colaboração em prol de garantir os direitos fundamentais de todos e de cada um.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, IV, V
III, IV, V
I, II,III, IV, V
I, III, IV, V
I, III, V
Howard Gardner (1995) defende que as aptidões intelectuais são relativamente independentes e dispõem de processos cognitivos próprios. O autor defende ainda que embora elas sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam de forma isolada. Durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, ele identificou oito tipos de inteligências, na denominada teoria das Inteligências Múltiplas. São elas:
Marque a ÚNICA alternativa que contempla todos os 08 tipos de inteligências propostos por Howard Gardner (1995):
Inteligência linguista, Inteligência matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalista, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógica, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência sensorial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
As dificuldades geradas pela falta ou inadequação das informações comunicacionais nos ambientes, sejam elas visuais (Braille, Libras, rotina, legendas, sinalizações, pranchas de comunicação, mapas e outras.); lumínicos e/ou auditivos (sinal da escola com apoio luminoso, baixo ou alto contraste, cores com fundos diferenciados, audiodescrição e outras.), referem-se a que tipo de barreiras o contexto educacional?
Marque a única alternativa correta:
Barreiras sociais e procedimentais.
Barreiras atitudinais.
Barreiras físicas e arquitetônicas.
Barreiras culturais e individuais.
Barreiras comunicacionais.
Sobre o Desenho Universal, é correto afirmar:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Desenho Universal é um conceito que tem como objetivo definir projetos de produtos e ambientes que contemplem toda a diversidade humana.
( ) O conceito de Desenho Universal considera desde as crianças, adultos altos e baixos, anões, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
( ) O conceito de Desenho Universal desenvolveu-se entre os profissionais dos EUA, com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.
( ) O Desenho Universal é direcionado para todas as pessoas. Seu objetivo é criar produtos acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais, idade ou habilidades.
( ) A meta é que qualquer ambiente ou produto possa ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou sua mobilidade, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos.
Marque a sequência correta:
I,II, III, IV e V
I, II e V apenas
I, II, III e V apenas
III e IV apenas
I, III e V apenas
Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.
B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.
C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.
D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.
E - Essa concepção tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
A, B, C, D e E
A, C, e D apenas
B, C e D apenas
A, B e C apenas
B, D e E apenas
A inclusão escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental por a escola ser espaço de relações sociais promotores do fortalecimento das habilidades comportamentais, possibilitando o relacionamento com diferentes pessoas, promovendo a internalização de regras sociais em uma organização que prioriza a mediação como ação fundamental. Para planejar metodologias e práticas educativas que contribuam com o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos estudantes com TEA, é preciso:
I - Considerar as características relacionadas ao transtorno do espectro autista, em toda e qualquer intervenção e/ou mediação, uma vez que estas podem acometer o estudante em maior ou menor grau dependendo de suas características individuais.
II - Propor a organização da rotina diária, contemplando todas as situações e compromissos que envolvem aquele dia ou aquela semana, com uso de recursos como: imagens, gravuras, desenhos para representar a agenda.
III - Conhecer e compreender algumas das características e comportamentos do estudante e ter em mente que estes podem estar ou não presentes a depender do caso e podem também variar em intensidade.
IV - Considerar as características individuais do estudante e a condição do quadro de TEA, ou seja, conhecer as características, as habilidades, os ritmos e os tempos de aprendizagem do estudante.
V - Observar suas habilidades e as dificuldades relacionadas ao comportamento, interação social e comunicação.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
III, IV e V apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, e V apenas
I, II, III, IV e V
II, III, IV e V apenas
Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e os serviços da Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva é CORRETO afirmar que:
I – A PNEE (2008) foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada estudante tenha possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, por meio de práticas educacionais organizadas, considerando todos e cada um.
II - A PNEE (2008) compreende a necessidade de uma ressignificação da dinâmica pedagógica, dos processos de ensino e aprendizado, dos currículos, das expectativas de aprendizagem, enfim, das dimensões que interferem direta ou indiretamente nos resultados educativos.
III – A PNEE (2008) define como público da Educação Especial os estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
IV – A inclusão escolar para o público da Educação Especial requer a oferta de recursos e estratégias que garantam o acesso ao conhecimento por meio de adequações de atividades, flexibilização de tempo, flexibilização curricular.
V - A inclusão escolar visa garantir os princípios da igualdade, equidade, autonomia, independência, equiparação de oportunidades, com o comprometimento de todos em atitude de parceria e colaboração em prol de garantir os direitos fundamentais de todos e de cada um.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, IV, V
III, IV, V
I, II,III, IV, V
I, III, IV, V
I, III, V
Howard Gardner (1995) defende que as aptidões intelectuais são relativamente independentes e dispõem de processos cognitivos próprios. O autor defende ainda que embora elas sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam de forma isolada. Durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, ele identificou oito tipos de inteligências, na denominada teoria das Inteligências Múltiplas. São elas:
Marque a ÚNICA alternativa que contempla todos os 08 tipos de inteligências propostos por Howard Gardner (1995):
Inteligência linguista, Inteligência matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalista, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógica, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência sensorial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
As dificuldades geradas pela falta ou inadequação das informações comunicacionais nos ambientes, sejam elas visuais (Braille, Libras, rotina, legendas, sinalizações, pranchas de comunicação, mapas e outras.); lumínicos e/ou auditivos (sinal da escola com apoio luminoso, baixo ou alto contraste, cores com fundos diferenciados, audiodescrição e outras.), referem-se a que tipo de barreiras o contexto educacional?
Marque a única alternativa correta:
Barreiras sociais e procedimentais.
Barreiras atitudinais.
Barreiras físicas e arquitetônicas.
Barreiras culturais e individuais.
Barreiras comunicacionais.
Sobre o Desenho Universal, é correto afirmar:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Desenho Universal é um conceito que tem como objetivo definir projetos de produtos e ambientes que contemplem toda a diversidade humana.
( ) O conceito de Desenho Universal considera desde as crianças, adultos altos e baixos, anões, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
( ) O conceito de Desenho Universal desenvolveu-se entre os profissionais dos EUA, com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.
( ) O Desenho Universal é direcionado para todas as pessoas. Seu objetivo é criar produtos acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais, idade ou habilidades.
( ) A meta é que qualquer ambiente ou produto possa ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou sua mobilidade, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos.
Marque a sequência correta:
A, B, C, D e E
A, C, e D apenas
B, C e D apenas
A, B e C apenas
B, D e E apenas
A inclusão escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental por a escola ser espaço de relações sociais promotores do fortalecimento das habilidades comportamentais, possibilitando o relacionamento com diferentes pessoas, promovendo a internalização de regras sociais em uma organização que prioriza a mediação como ação fundamental. Para planejar metodologias e práticas educativas que contribuam com o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos estudantes com TEA, é preciso:
I - Considerar as características relacionadas ao transtorno do espectro autista, em toda e qualquer intervenção e/ou mediação, uma vez que estas podem acometer o estudante em maior ou menor grau dependendo de suas características individuais.
II - Propor a organização da rotina diária, contemplando todas as situações e compromissos que envolvem aquele dia ou aquela semana, com uso de recursos como: imagens, gravuras, desenhos para representar a agenda.
III - Conhecer e compreender algumas das características e comportamentos do estudante e ter em mente que estes podem estar ou não presentes a depender do caso e podem também variar em intensidade.
IV - Considerar as características individuais do estudante e a condição do quadro de TEA, ou seja, conhecer as características, as habilidades, os ritmos e os tempos de aprendizagem do estudante.
V - Observar suas habilidades e as dificuldades relacionadas ao comportamento, interação social e comunicação.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
III, IV e V apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, e V apenas
I, II, III, IV e V
II, III, IV e V apenas
Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e os serviços da Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva é CORRETO afirmar que:
I – A PNEE (2008) foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada estudante tenha possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, por meio de práticas educacionais organizadas, considerando todos e cada um.
II - A PNEE (2008) compreende a necessidade de uma ressignificação da dinâmica pedagógica, dos processos de ensino e aprendizado, dos currículos, das expectativas de aprendizagem, enfim, das dimensões que interferem direta ou indiretamente nos resultados educativos.
III – A PNEE (2008) define como público da Educação Especial os estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
IV – A inclusão escolar para o público da Educação Especial requer a oferta de recursos e estratégias que garantam o acesso ao conhecimento por meio de adequações de atividades, flexibilização de tempo, flexibilização curricular.
V - A inclusão escolar visa garantir os princípios da igualdade, equidade, autonomia, independência, equiparação de oportunidades, com o comprometimento de todos em atitude de parceria e colaboração em prol de garantir os direitos fundamentais de todos e de cada um.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, IV, V
III, IV, V
I, II,III, IV, V
I, III, IV, V
I, III, V
Howard Gardner (1995) defende que as aptidões intelectuais são relativamente independentes e dispõem de processos cognitivos próprios. O autor defende ainda que embora elas sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam de forma isolada. Durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, ele identificou oito tipos de inteligências, na denominada teoria das Inteligências Múltiplas. São elas:
Marque a ÚNICA alternativa que contempla todos os 08 tipos de inteligências propostos por Howard Gardner (1995):
Inteligência linguista, Inteligência matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalista, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógica, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência sensorial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
As dificuldades geradas pela falta ou inadequação das informações comunicacionais nos ambientes, sejam elas visuais (Braille, Libras, rotina, legendas, sinalizações, pranchas de comunicação, mapas e outras.); lumínicos e/ou auditivos (sinal da escola com apoio luminoso, baixo ou alto contraste, cores com fundos diferenciados, audiodescrição e outras.), referem-se a que tipo de barreiras o contexto educacional?
Marque a única alternativa correta:
Barreiras sociais e procedimentais.
Barreiras atitudinais.
Barreiras físicas e arquitetônicas.
Barreiras culturais e individuais.
Barreiras comunicacionais.
Sobre o Desenho Universal, é correto afirmar:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Desenho Universal é um conceito que tem como objetivo definir projetos de produtos e ambientes que contemplem toda a diversidade humana.
( ) O conceito de Desenho Universal considera desde as crianças, adultos altos e baixos, anões, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
( ) O conceito de Desenho Universal desenvolveu-se entre os profissionais dos EUA, com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.
( ) O Desenho Universal é direcionado para todas as pessoas. Seu objetivo é criar produtos acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais, idade ou habilidades.
( ) A meta é que qualquer ambiente ou produto possa ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou sua mobilidade, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos.
Marque a sequência correta:
III, IV e V apenas
I, II, III e IV apenas
I, II, e V apenas
I, II, III, IV e V
II, III, IV e V apenas
Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e os serviços da Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva é CORRETO afirmar que:
I – A PNEE (2008) foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada estudante tenha possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, por meio de práticas educacionais organizadas, considerando todos e cada um.
II - A PNEE (2008) compreende a necessidade de uma ressignificação da dinâmica pedagógica, dos processos de ensino e aprendizado, dos currículos, das expectativas de aprendizagem, enfim, das dimensões que interferem direta ou indiretamente nos resultados educativos.
III – A PNEE (2008) define como público da Educação Especial os estudantes com deficiências (sensoriais, físicas, intelectuais), estudantes com dislexia, estudantes transtornos mentais, estudantes com hiperatividade, estudantes com Transtorno do Espectro Autista e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
IV – A inclusão escolar para o público da Educação Especial requer a oferta de recursos e estratégias que garantam o acesso ao conhecimento por meio de adequações de atividades, flexibilização de tempo, flexibilização curricular.
V - A inclusão escolar visa garantir os princípios da igualdade, equidade, autonomia, independência, equiparação de oportunidades, com o comprometimento de todos em atitude de parceria e colaboração em prol de garantir os direitos fundamentais de todos e de cada um.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, IV, V
III, IV, V
I, II,III, IV, V
I, III, IV, V
I, III, V
Howard Gardner (1995) defende que as aptidões intelectuais são relativamente independentes e dispõem de processos cognitivos próprios. O autor defende ainda que embora elas sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam de forma isolada. Durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, ele identificou oito tipos de inteligências, na denominada teoria das Inteligências Múltiplas. São elas:
Marque a ÚNICA alternativa que contempla todos os 08 tipos de inteligências propostos por Howard Gardner (1995):
Inteligência linguista, Inteligência matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalista, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógica, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência sensorial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
As dificuldades geradas pela falta ou inadequação das informações comunicacionais nos ambientes, sejam elas visuais (Braille, Libras, rotina, legendas, sinalizações, pranchas de comunicação, mapas e outras.); lumínicos e/ou auditivos (sinal da escola com apoio luminoso, baixo ou alto contraste, cores com fundos diferenciados, audiodescrição e outras.), referem-se a que tipo de barreiras o contexto educacional?
Marque a única alternativa correta:
Barreiras sociais e procedimentais.
Barreiras atitudinais.
Barreiras físicas e arquitetônicas.
Barreiras culturais e individuais.
Barreiras comunicacionais.
Sobre o Desenho Universal, é correto afirmar:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Desenho Universal é um conceito que tem como objetivo definir projetos de produtos e ambientes que contemplem toda a diversidade humana.
( ) O conceito de Desenho Universal considera desde as crianças, adultos altos e baixos, anões, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
( ) O conceito de Desenho Universal desenvolveu-se entre os profissionais dos EUA, com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.
( ) O Desenho Universal é direcionado para todas as pessoas. Seu objetivo é criar produtos acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais, idade ou habilidades.
( ) A meta é que qualquer ambiente ou produto possa ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou sua mobilidade, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos.
Marque a sequência correta:
I, II, IV, V
III, IV, V
I, II,III, IV, V
I, III, IV, V
I, III, V
Howard Gardner (1995) defende que as aptidões intelectuais são relativamente independentes e dispõem de processos cognitivos próprios. O autor defende ainda que embora elas sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam de forma isolada. Durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, ele identificou oito tipos de inteligências, na denominada teoria das Inteligências Múltiplas. São elas:
Marque a ÚNICA alternativa que contempla todos os 08 tipos de inteligências propostos por Howard Gardner (1995):
Inteligência linguista, Inteligência matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalista, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógica, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência sensorial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
As dificuldades geradas pela falta ou inadequação das informações comunicacionais nos ambientes, sejam elas visuais (Braille, Libras, rotina, legendas, sinalizações, pranchas de comunicação, mapas e outras.); lumínicos e/ou auditivos (sinal da escola com apoio luminoso, baixo ou alto contraste, cores com fundos diferenciados, audiodescrição e outras.), referem-se a que tipo de barreiras o contexto educacional?
Marque a única alternativa correta:
Barreiras sociais e procedimentais.
Barreiras atitudinais.
Barreiras físicas e arquitetônicas.
Barreiras culturais e individuais.
Barreiras comunicacionais.
Sobre o Desenho Universal, é correto afirmar:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Desenho Universal é um conceito que tem como objetivo definir projetos de produtos e ambientes que contemplem toda a diversidade humana.
( ) O conceito de Desenho Universal considera desde as crianças, adultos altos e baixos, anões, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
( ) O conceito de Desenho Universal desenvolveu-se entre os profissionais dos EUA, com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.
( ) O Desenho Universal é direcionado para todas as pessoas. Seu objetivo é criar produtos acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais, idade ou habilidades.
( ) A meta é que qualquer ambiente ou produto possa ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou sua mobilidade, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos.
Marque a sequência correta:
Inteligência linguista, Inteligência matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalista, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógica, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência especial, Inteligência naturalística, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência extrapessoal.
Inteligência linguística, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência sensorial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência musical, Inteligência intrapessoal e Inteligência interpessoal.
As dificuldades geradas pela falta ou inadequação das informações comunicacionais nos ambientes, sejam elas visuais (Braille, Libras, rotina, legendas, sinalizações, pranchas de comunicação, mapas e outras.); lumínicos e/ou auditivos (sinal da escola com apoio luminoso, baixo ou alto contraste, cores com fundos diferenciados, audiodescrição e outras.), referem-se a que tipo de barreiras o contexto educacional?
Marque a única alternativa correta:
Barreiras sociais e procedimentais.
Barreiras atitudinais.
Barreiras físicas e arquitetônicas.
Barreiras culturais e individuais.
Barreiras comunicacionais.
Sobre o Desenho Universal, é correto afirmar:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Desenho Universal é um conceito que tem como objetivo definir projetos de produtos e ambientes que contemplem toda a diversidade humana.
( ) O conceito de Desenho Universal considera desde as crianças, adultos altos e baixos, anões, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
( ) O conceito de Desenho Universal desenvolveu-se entre os profissionais dos EUA, com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.
( ) O Desenho Universal é direcionado para todas as pessoas. Seu objetivo é criar produtos acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais, idade ou habilidades.
( ) A meta é que qualquer ambiente ou produto possa ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou sua mobilidade, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos.
Marque a sequência correta:
Barreiras sociais e procedimentais.
Barreiras atitudinais.
Barreiras físicas e arquitetônicas.
Barreiras culturais e individuais.
Barreiras comunicacionais.